Curso de Aprendizagem por pares da Sejunta
Matricule-se agora por R$ 99,90-
Aula 1: Introdução
-
Aula 2: Apresentação Profª Drª Renata Perrenoud
-
Aula 3: Conceito e Aplicação
-
Aula 4: Aprendizagem Baseada em Pares na Nossa Realidade
-
Aula 5: Planejando a Aprendizagem Baseada em Pares
-
Aula 6: Atividades Trabalhadas
-
Aula 7: Encerramento
Descrição do curso
Conteúdo do Curso de Ensino Híbrido da Sejunta
Peer instruction é uma metodologia desenvolvida pelo professor de Física da Universidade de Harvard (Estados Unidos), Eric Mazur, remetendo-se à “Instrução entre Pares”. Ele começou a aplicá-la em suas aulas na década de 1990 após observações feitas em sua própria sala de aula, quando os alunos discutiam os conceitos entre si e uns aprendiam com os outros, potencializando o rendimento de aprendizagem.
O processo consiste em proporcionar um ambiente onde seja possível alterar a dinâmica da sala de aula para que os alunos aprendam uns com os outros de forma colaborativa e haja auxílio entre eles no entendimento dos conceitos da disciplina, para então o professor possa aperfeiçoar o aprendizado através de questões direcionadas e alinhadas aos objetivos de aprendizagem propostos.
O contexto inclui uma leitura prévia oferecida pelo professor para alinhamento dos conceitos envolvidos no estudo, uma breve explanação do professor, em sala de aula, sobre o conceito a ser estudado, para então propor questões de múltipla escolha para validar a aprendizagem. Em não se alcançando a meta desejada de entendimento sobre os conceitos, o professor promove a discussão entre pares e solicita que refaçam o teste em pares. Assim, revalida a aprendizagem até que todos acertem as questões propostas. Após atingir 100% do contexto de aprendizagem, o professor passa para o conceito seguinte na disciplina. Assim, o professor direciona os pontos que precisam ser mais enfatizados e promove um encerramento alinhado à expectativa da aprendizagem.
No curso você verá:
- O conceito do Peer Instruction, o roteiro sobre como planejar uma aula utilizando desta metodologia ativa, o que é uma atividade prévia, os benefícios de sua aplicação, bem como um exemplo prático de um planejamento de aula utilizando-se desta metodologia.
- Como Aplicar: Pode ser aplicado em qualquer aula, de qualquer curso e de qualquer disciplina, pois proporcionar a colaboração entre os estudantes e explorar o conhecimento e a comunicação entre eles potencializa a aprendizagem dos conceitos a serem estudados. É necessário planejamento para definir um texto ou um material prévio, definir as questões de validação da aprendizagem e definir a maneira como será aplicado o Peer Instruction (meio manual ou tecnológico) em sala de aula. Apresentação de modelos de Peer Instruction a serem aplicados.
- Benefícios: Explora a aprendizagem colaborativa e entre pares nos estudantes, desenvolve competências transversais, valida a aprendizagem e explora a comunicação entre os estudantes para a validação da aprendizagem.
- Avaliação: O Peer Instruction é um processo da avaliação da aprendizagem. Assim, ele poderá ser utilizado como parte do processo de avaliação formativo, diagnóstico e somativo dos estudantes.
- Atividades: Ao se trabalhar com a aprendizagem ativa é preciso atingir os objetivos de aprendizagem propostos e, para isso, é necessário pensar e planejar questões que validem todo o conhecimento a ser explorado em sala de aula.
A primeira aula do curso da Sejunta é gratuita, para que você possa experimentar o curso antes de tomar uma decisão e, caso você não goste do curso, você poderá solicitar a devolução do valor pago no curso em até 7 dias :)
Este curso retornará ao valor de R$599,90 assim que retornarmos às atividades presenciais por completo, aproveite!
Divirta-se!
Time da Sejunta